Letargia: A playlist de Marcelo / Programa Musical / Duração: 58 minutos

O produto “Letargia: A Playlist de Marcelo” é um programa musical criado com elementos da dramatização semelhantes aos da peça radiofônica “Letargia”, mas com predominância musical. Ele foi desenvolvido de maneira a complementar o radiodrama, trazendo sob a perspectiva dos personagens Guilherme e Rafaela, o dia que sucede a morte de Marcelo - protagonista do produto principal.


A ideia de produzir algo complementar à peça radiofônica e a temática do suicídio, surgiu quando apresentada na disciplina de Redação de Jornalismo Radiofônico a oportunidade de se realizar um programa de característica musical - elemento sonoplástico amplamente utilizado para atribuir peso emocional a dramaturgia, e de grande apreço aos membros do grupo. Satisfeitos com o resultado do primeiro produto, os integrantes da equipe decidiriam seguir com a ideia, e assim, o “Projeto Letargia” começou a tomar forma.


O objetivo do segundo item do projeto - mesmo com o formato pouco comum para a abordagem de um debate dessa amplitude -, é aprofundar a reflexão do aumento da taxa de mortalidade por suicídio no Brasil sob um olhar diferente. Um olhar voltado para as vítimas que, indiretamente, são afetadas pelo problema, e precisam aprender a lidar com a dor da perda. Além de mostrar que o suicídio é um problema de saúde que desrespeita não apenas aos familiares e às vítimas, mas a todos, assim como a luta pela prevenção.


Dessa forma, a nova trama é protagonizada por Guilherme e Rafaela,
personagens já apresentados ao público em Letargia, e se passa no dia seguinte ao falecimento de Marcelo, quando ambos estão a caminho da casa onde o amigo cresceu, para se despedirem, e levar seus mais preciosos pertences até sua mãe.


Com a presença obrigatória de conteúdo musical no formato radiofônico
utilizado, a narrativa foi construída em torno de um contexto onde os personagens encontraram uma playlist que pertencia a Marcelo, e que embala o desenrolar de todas as recordações provocadas pela visita ao apartamento de Marcelo, à viagem até sua cidade natal e sua cerimônia fúnebre. Além de, toda a relação do ouvinte com o projeto, já que você pode acessá-la na plataforma de streaming, spotify.

GÊNEROS: Rock; Rock Alternativo; Rock Progressivo; Rock Psicodélico; Rap Rock; Indie; Indie Rock; Indie Pop; Indie Folk; Hip Hop Alternativo; Grunge; Folk; Folk Rock; Electropop; Britpop.

ARTISTAS: The Neighbourhood; Johnny Cash; Keaton Henson; Kodaline; Pink Floyd; Coldplay; Daughter; Twenty One Pilots; Nirvana; Rolling Stones; Jeff Buckley; Vancouver Sleep Clinic.

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now